Não há projetos que não estejam ancorados no Saber…

O Programa Estágio de Ensino Médio do TRF5 apresentou enorme resiliência por investir naquele que é o maior capital que uma instituição pode vir a ter, que é seu capital intelectual.
A partir do trabalho permanente de oferecer cursos com o objetivo de capacitar os jovens estagiários, alcançou-se um fortalecimento de práticas que favoreceriam o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um deles.

As capacitações procuravam fornecer elementos que pudessem ser úteis nas rotinas diárias dos estagiários e dar-lhes condições de técnicas, sociais e de relações interpessoais.

Como o programa surge num momento de crescimento da informática, os cursos de iniciação à informática eram quase que obrigatórios. Forneciam aos estagiários a possibilidade ter seu primeiro contato com as tecnologias.

As imagens apontam não apenas a evolução tecnológica ocorrida no período de 1997-2021, mas também revela de forma contundente o quanto o programa cresceu e acolheu tantos menores.

Mas nem apenas de tecnologia se faziam as capacitações. Muitas delas se voltavam para aspectos de saúde, prevenção ao uso de drogas, ações de cidadania como as de orientação para eleições e votos, elaboração de currículos e orientações sobre profissões, empreendedorismo, finanças, entre tantos outros temas fundamentais.

Através do Jornal Mural podemos conhecer um pouco dos cursos oferecidos e seus objetivos.
Fica clara a preocupação em cuidar de aspectos formativos, bem como de apoio, incluindo-se até mesmo reforço escolar para os alunos que estivessem com dificuldades em acompanhar o Ensino Médio.

A recompensa por tanto emprenho vinha através de muitas conquistas dos jovens estagiários. Era comum ganharem bolsas de estudo tanto para cursos de inglês, como também para participar em cursos pré-vestibulares.

Além do ingresso em várias modalidades de cursos e bolsas, muitos estagiários ainda fazendo seu estágio passavam nos vestibulares e mostravam com isso o quanto levavam à sério todas as oportunidades que iam tendo no decorrer do seu estágio.
De novo, o Jornal Mural nos mostra quem eram estes rostos e estas vidas.

Regar para cuidar e ver crescer… os frutos surgem