O Programa Estágio de Nível Médio do TRF5 foi estruturado como forma de atender jovens em vulnerabilidade social e econômica.
A principal forma de os selecionar era por meio de seu prontuário de alunos oriundos de escolas públicas e a aplicação de uma prova e uma entrevista final.

Processo Seletivo – 2010

Processo Seletivo – 2010

O processo seletivo tinha como prioridade auxiliar na escolha dos jovens. Longe de ser um prova de conhecimentos gerais, as fases de escrita, dinâmicas de grupo e entrevista tinham como objetivo conhecer os alunos, suas características e potencialidades.

Passados os processos seletivos, os estagiários eram integrados ao TRF5.

Como forma de os identificar e ao mesmo tempo facilitar que todos tivessem uma uniformidade recebiam uma farda composta por jeans, camisa branca e sapatos.

A partir daí estavam prontos para ser distribuídos por corredores, salas, gabinetes e encontrar diferentes personagens, desafios e experiências.

Estagiários de 2010 e 2013

O tempo passa ….
Vidas se movimentam, frutos e experiências se fazem

Estagiários da Manhã – 2015
Estagiários da Tarde – 2015

Se o princípio do Programa contava com um grupo bastante reduzido de participantes, a partir de uma década mais jovens chegaram e ajudaram a compor uma centena deles. Percorrendo corredores, salas, andares e gabinetes do Tribunal traziam sons e tons de esperança e vidas que se transformavam.

Estagiários – 20016

E o Projeto completa 10 anos…
Centenas de frutos desabrocharam e encontraram seu caminho

Estagiários da Manhã – 2017

Após 24 anos e mais de 1.000 jovens tendo sido atendidos constata-se que a seleção resultou em joias que foram lapidadas, transformadas e enriqueceram trajetórias.

Os trechos de todas estas histórias podem ser lidos por meio de seus próprios depoimentos

Clique aqui e os conheça: