Aqui estão reunidas os depoimentos de autoridades que estão diretamente ligadas ao Programa Estágio de Nível Médio.

Iniciamos com o depoimento de Sonia Paes, que foi responsável por levar à termo este Programa que durou 24 anos. Suas palavras são fundamentais para compreendermos as diferentes nuances de todo o Programa.

Depoimento de Sonia Paes

Depoimento do Ministro do STJ Luiz Aberto Gurgel em 13/10/2021

Destaque para a forma como o Ministro via e ainda vê o Programa Estagiários de Nível Médio e seus benefícios não apenas para os menores, mas também para o próprio Tribunal. A proximidade com os estagiários e suas vidas faziam com que a “bolha” dos servidores, juízes e desembargadores fosse rompida. Lavava-os a ter contato com a realidade social onde estavam inseridos.

Depoimento de Telma Motta – Diretora Geral do TRF 5ª Região 15/10/2021

Depoimento de Telma Mota – Diretora Geral do TRF 5ª Região 15/10/2021

Destaque do depoimento para, além do que o Programa significou para TRF5 foi a afirmativa de que este Programa não acabou, foi apenas interrompido. Foi sim descontinuado por conta da Pandemia de COVID19 e a necessidade de readequação às novas formas de funções laborais no Tribunal.
Estuda-se maneira de um retorno para o mesmo com uma nova roupagem.

Aguardemos!

Depoimento do Presidente do TRF 5ª Região Desembargador Federal Edilson Nobre – 04/11/2021

O Presidente do TRF5 Desembargador Federal Edilson Nobre, reforçou a importância do Programa para atender jovens vulneráveis, ao mesmo tempo em que possibilitava ao Tribunal dar formação profissional a estes jovens, inserindo-os no mercado de trabalho.

Voltou a reforçar o momento de pausa do Programa e o interesse do TRF5 em prosseguir com o mesmo tomando-se em conta a nova realidade laboral Pós COVID19.

Depoimento do Dr. Humberto Vasconcelos – 05/11/2021

Vai e vem

Destaque para a suavidade das memórias que o Programa Estagiário de Nível Médio aflorou no depoimento do Dr. Humberto Vasconcelos.
Amante de arte, cultura, literatura mostrou que a lida com as humanidades em geral lhe encantam. Ver desabrochar cada um destes jovens foi para ele uma grande experiência de vida e solidariedade.
Ensinar a aprender é uma virtude e o Programa com certeza fez muito isso.

Dr. Humberto Vasconcelos

Galeria do depoimento