Uma crônica miúda

O Programa Estágio de Nível Médio foi sem dúvida um dos grandes beneficiados pelo interesse de veículos de comunicação sobre suas atividades no TRF5.
Como o Programa possui várias vertentes que incorporavam ações de educação, capacitação e confraternizações diversas, sempre havia matéria-prima para divulgação.
Deste modo, poderíamos dividir basicamente tais registros pelas ações de divulgação dos cursos e palestras ministrados, bem como a divulgação da chegada de novos aprendizes ou suas despedidas. Era também comum o registro de congratulações para os casos dos estagiários contemplados com bolsas de estudo ou mesmo a aprovação no Vestibular.
E como era óbvio, cobrir a confraternizações e dar a conhecer os potenciais concorrentes ao título de Garoto e Garota Aprendiz.

Por temas, escolhemos alguns registros que exemplificam o que foi descrito acima. Acompanhe:

O início do Projeto

Após o início do Programa Estágio de Nível Médio a relação estagiários e servidores se estreitava dia-a-dia e quando chegava o momento de concluir o estágio as despedidas eram muitas.

A primeira estagiária chega à maioridade e precisa deixar o TRF5
Pedro Augusto se despede em 2004

Chegar e partir fazia parte do Tribunal. Ponto de encontro de vidas e trajetórias, era marcado por momentos de alegria e algumas pitadas de emoção quando era hora de ir para outros mares.

As boas vindas aos que chegavam ao TRF5 eram tão importantes como quando partiam

O acolhimento inicial era seguido de acompanhamento para que pudessem crescer pessoal e profissionalmente. Para tanto, diferentes formas de capacitação eram amplamente veiculadas como forma não apenas de publicizar o evento, mas também de despertar em todos o apreço pelo esforço daqueles que estavam se esforçando em se aprimorar, aproveitando cada oportunidade que o TRF5 lhes dava. A quantidade de cursos e aperfeiçoamentos eram vários.

Todo este esforço por parte dos estagiários resultavam em bons frutos e conseguir utilizar toda a bagagem de aprendizados no TRF5 facilitava seu acesso ao mundo do trabalho e da formação profissional. Muitos ainda protegidos pelos corredores do tribunal alçavam voos mais altos e davam seus primeiros passos.
O Jornal Mural não deixava de contar a todos por onde estes jovens estavam caminhando

E houve até cobertura de homenagem recebida pelos estagiários do Presidente Lula da Silva em passagem por Pernambuco em 2008

Mas é óbvio, que a cobertura mais aguardada por todos os estagiários era aquela feita para os concorrentes ao Garoto e Garota Aprendiz, onde eram feitos os perfis dos principais concorrentes.

Através da recuperação de várias pequenas pílulas onde se apresentavam servidores e aprendizes no principal veículo de comunicação do TRF5 é possível conhecer um pouco do perfil dos estagiários, de onde vinham e do que gostavam. Conheça alguns deles:

Mas não era apenas a imprensa interna do TRF5 que se interessava pelo trabalho com os estagiários. Outros veículos também quiseram conhecer e reportar sobre o trabalho socioeducativo que o Programa Estagiário de Nível Médio fazia.

Matéria na Revista Argumento

Como se observa, o conjunto de informações referentes ao dia-a-dia do Tribunal pode trazer muitas nuances do cotidiano experienciado por todos. Pequenas notas dão conta das rotinas miúdas trazidas à conta-gotas e nos revelando aos poucos como relações interpessoais e profissionais se davam.

Os registros que nos chegam como notas de existência podem revelar muito sobre todo um universo muito mais complexo de trocas e experiências.
Preservar e manter tais registros são fundamentais em todo e qualquer projeto e são portadores de informações riquíssimas sobre o meio onde ações se dão.

Tais registros para virem a existir precisam de outros tantos suportes de registros de informações, como fotografias, escritos vários. Assim, reunindo diversas formas de escritos se obtém uma crônica miúda das rotinas dos espaços institucionais. Quase sem perceber, tais registros vão se transformando em matéria-prima para a História.