A cidadania precisa de um uma base solida para crescer forte.

Desta forma, qualquer projeto socioeducativo tem que possuir em suas diretrizes dar suporte não apenas ao jovem atendido, mas também sua família imediata.
Compreender isso deu uma alma ao Programa Estágio de Nível Médio que o diferenciava: cultivar e fazer crescer em cada um deles e em seus familiares a importância do que se buscava ensinar cotidianamente no Tribunal.

Para isso, eram programadas as chamadas reuniões socioeducativas com periodicidade mensal, com o objetivo de proporcionar aos estagiários informações sobre temas relevantes para as suas relações sociais, profissionais e de temáticas referentes à adolescência. Para tanto, tais palestras ocorriam graças à participação de pessoas convidadas, podendo ser servidores do TRF5 ou outras pessoas com domínio para tratar do tema a ser abordado.

Em vários casos, tinha-se o cuidado de também oferecer temas que pudessem servir de apoio aos familiares dos menores. Como em sua maioria esta famílias eram representadas por mulheres que faziam o papel de pai/mãe as palestras tinham um cunho de orientação, apoio, acolhimento, educação.
Era claro que uma parceria longa teria que ser baseada em acolhimento, responsabilidade, confiança.

E assim se deu…

O começo de uma longa parceria
Apoio contínuo

Os encontros com as famílias do estagiários cumpriam de perto o que era um dos objetivos metodológicos do programa: possibilitar uma rede de apoio socioeducativo que englobasse as atividades profissionais, o desempenho educacional e o apoio à família para lidar com diferentes problemas que pudessem ter.
Além disso, a Assistente Social, Sonia Paes recebia e acompanhava diferentes solicitações e tratava caso a caso quando isto se fizesse necessário.

Acolher…
Orientar…

Para o desenvolvimento destas ações a colaboração voluntária de muitos profissionais foi essencial. Dispondo de tempo e atenção orientavam as famílias por meio de ações educativas e palestras.

O fundamental de todo este trabalho era dar a estas famílias um sentido de apoio e pertencimento para os processos que envolviam a formação de seus filhos. Com isso, estabelecia-se um circulo virtuoso de confiança e responsabilidade mútua. Laço este que mesmo concluído o estágio mantinha-se.

O TRF5 através de seus profissionais transformavam-se em referência para os jovens e suas famílias, o que na maioria dos casos mostrou-se altamente benéfico para o futuro de cada um deles e como pode-se constatar nos depoimentos dos próprios jovens.

Clique aqui e conheça cada um deles:

Palestra sobre câncer de mama
Educar
Sonia Paes e Grupo de Mães
Unir

Em 2021 tivemos uma Comemoração para o Dia das Mães no TRF5 onde Sonia Paes responsável pelo Programa Estágio de Nível Médio foi homenageada representando todas mães do Tribunal.
A partir dos 53 minutos, Sonia Paes nos conta em detalhes o Programa e seu prazer em estar a frente dele.