O Programa Estágio de Nível Médio do TRF5 foi estruturado como forma de atender jovens em vulnerabilidade social e econômica.
A principal forma de os selecionar era por meio de seu prontuário de alunos oriundos de escolas públicas e a aplicação de uma prova e uma entrevista final.
O processo seletivo tinha como prioridade auxiliar na escolha dos jovens. Longe de ser um prova de conhecimentos gerais, as fases de escrita, dinâmicas de grupo e entrevista tinham como objetivo conhecer os alunos, suas características e potencialidades.
Passados os processos seletivos, os estagiários eram integrados ao TRF5.
Como forma de os identificar e ao mesmo tempo facilitar que todos tivessem uma uniformidade recebiam uma farda composta por jeans, camisa branca e sapatos.
A partir daí estavam prontos para ser distribuídos por corredores, salas, gabinetes e encontrar diferentes personagens, desafios e experiências.
Estagiários de 2010 e 2013
O tempo passa ….
Vidas se movimentam, frutos e experiências se fazem
Se o princípio do Programa contava com um grupo bastante reduzido de participantes, a partir de uma década mais jovens chegaram e ajudaram a compor uma centena deles. Percorrendo corredores, salas, andares e gabinetes do Tribunal traziam sons e tons de esperança e vidas que se transformavam.
E o Projeto completa 10 anos…
Centenas de frutos desabrocharam e encontraram seu caminho
Estagiários da Manhã – 2017
Após 24 anos e mais de 1.000 jovens tendo sido atendidos constata-se que a seleção resultou em joias que foram lapidadas, transformadas e enriqueceram trajetórias.
Os trechos de todas estas histórias podem ser lidos por meio de seus próprios depoimentos