2000 – 2002 – Gabinete do Desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria
Escolaridade: Superior em Gestão e Marketing
Profissão: Bombeiro Militar
Área de Atuação: Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco
Função: Tenente – Chefe de Seção, Comandante de Operações, atividades relacionadas à gestão

Depoimento

É com sentimento de gratidão e com muita alegria que começo a relatar um pouco do que o Programa representou e representa na minha vida.

Um adolescente cheio de sonhos e que já se sentia presenteado com a aprovação no processo seletivo para ingressar como Menor Aprendiz neste órgão tão importante do Poder Judiciário que é o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF%). Não por sorte, mas sim pela vontade de Deus, fui novamente presenteado em poder estar na situação de instruendo em uma equipe gerenciada pelo então Desembargador Federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, atual Ministro do Superior Tribunal de Justiça (TSJ). Um jovem desembargador com uma sensibilidade singular e que ao longo de minha permanência em seu gabinete demonstrou por meio de gestos e atitudes uma preocupação com meu aprendizado, mesmo não sendo ele com foco na área jurídica.
O magistrado sempre deixou muito claro para os demais servidores que as atividades desenvolvidas deveriam, dentro de minhas limitações e competências legais, ser a mais semelhante possível dos servidores daquela Corte julgadora, algo que nem sempre era alcançado com os demais colegas menores aprendizes.

Outras pessoas naturalmente tiveram uma participação muito ativa dentro dessa boa experiência, aqui poderia citar vários nomes, mas irei apenas indicar 03 (três), são eles: Flávia Vasconcelos e Jaelson Rodrigues, representando a equipe jurídica e administrativa do gabinete respectivamente e a coordenadora pedagógica Sônia Paes que fundou e esteve à frente desse lindo trabalho durante toda a a sua existência.

Essas e outras pessoas me incentivaram e mostraram diariamente o quanto era importante o estudo, ser uma pessoa com valores e que mesmo eu sendo originário de uma família mais humilde era possível tentar um algo a mais do que fora conquistado pelos meus pais, importante ressaltar que estes são meus maiores exemplos de superação, honestidade, profissionalismo, perseverança e de vida.

Antes mesmo de concluir o estágio, uma funcionária do Tribunal de um setor distinto ao qual eu estava lotado marcou uma entrevista com um empresário, seu esposo, para saber se eu tinha o perfil para trabalhar em sua empresa. Fui aprovado e quando desligado do programa trabalhei nessa organização por quase 03 (três) anos.

Mas o estágio acendeu a chama de que uma das rotas no processo de melhoria e crescimento poderia ser estudar para concursos públicos e logo comecei a direcionar minhas leituras para esse objetivo.

Após algumas tentativas fui aprovado, no ano de 2006, para ingressar no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e hoje pertenço ao Quadro de Oficiais dessa Corporação Militar Estadual.

Não tenho dúvidas que belas histórias foram escritas com a ajuda deste programa, que todas as “cobranças” e ensinamentos praticados por todas as equipes tinham finalidades bem específicas, a saber: proporcionar ao aprendiz a capacidade de autocorreção, gerar disciplina e principalmente garantir que ao final do período do estágio tivéssemos um direcionamento adequado no que se refere à profissão e a personalidade.

O encerramento do Programa é também reflexo de mudanças tecnológicas que houve nesses 24 anos. Fico de certo modo triste ao que saber que algo que serviu como norteador educacional e profissional para tantos jovens esteja chegando ao fim.

Desejo que outras possibilidades sejam encontradas para viabilizar novamente a aproximação desses garotos e garotas que, assim como eu, também têm sonhos e por vezes só precisam presenciar bons exemplos facilmente encontrados em locais com o TRF5 para andarem rumo ao sucesso pessoal e profissional.


Data: 18/09/2021