2011 – 2013 – Estagiária de Nível Superior
Profissão: Assistente Social
Área de Atuação: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
Função: Assistente Social

Depoimento

Eu me chamo Natália Marques, sou Assistente Social, e realizei estágio de Serviço Social no TRF5 no período de julho/2011 a julho/2013, no setor de Acompanhamento de Estágio de Nível Intermediário, no Programa Estagiários de Nível Médio, onde tive como supervisora de campo Sônia Paes. O referido programa tem por objetivo proporcionar uma experiência de estágio para adolescentes de baixa renda, estudantes da rede pública de ensino e que tenham bom desempenho escolar. Durante os dois anos em que estive realizando estágio, pude conviver de perto com as diferentes realidades dos adolescentes, que passaram pelo TRF5.

É sabido que muitos jovens, oriundos de famílias de baixa renda, são levados a abandonar os estudos para ingressar no mercado de trabalho e poder complementar a renda da família, na maioria das vezes no mercado informal, e como consequência acabam não tendo oportunidade de se profissionalizar. Diante disso, pude perceber a importância desse programa, pois ele pôde proporcionar para todos os jovens que já passaram pelo TRF durante esses 24 anos de sua existência, a oportunidade de concluir os estudos e ter uma primeira experiência profissional.

Além do convívio diário e dos diversos relatos trazidos pelos adolescentes no dia-a-dia, pude, através do meu Plano de intervenção de estágio, identificar os impactos positivos que o Programa de Estágio trouxe na vida dos jovens que por ele passaram. O plano teve por objetivo “identificar entre os adolescentes desligados do programa quais as contribuições para a sua futura atuação profissional”, através de entrevistas realizadas com os adolescentes desligados no segundo semestre de 2011.

Enfim, avalio como positiva a minha experiência de estágio, pois foi possível aplicar meus conhecimentos acadêmicos, ter contato com as diversas realidades dos adolescentes que por lá passaram, podendo contribuir com o processo de formação deles, mesmo eu também estando em processo de formação. Pude perceber o crescimento e a vontade de continuar os estudos, onde muitos se identificaram com a área jurídica, por terem tido a oportunidade de estar no ambiente do TRF5.

Tenho certeza que o Programa fez a diferença na vida de todos os adolescentes que por ele passaram, deixando um grande legado nesses 24 anos de sua existência.

Desde já agradeço a oportunidade de fazer parte dessa história e poder dar meu depoimento sobre as contribuições do Programa Estagiários de Nível Médio, tanto na minha formação profissional, quanto na formação das centenas de adolescentes que por ele passaram.

Data: 02/12/2021