2008 – 2010 – Lotada na Subsecretaria de Informática
Escolaridade: Cursando Doutorado em Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco.
Profissão: Cientista Social/ Socióloga/ Professora
Área de Atuação: Educação

Depoimento

Com a notícia de que o estágio de nível médio no Tribunal Regional Federal da 5ª Região estava se encerrando, quis deixar registrado que ele significou um momento muito oportuno na minha vida, favorecendo o meu crescimento pessoal. Foram plantados na época do estágio – entre 2008 e 2010 – os frutos que comecei a colher nos dias de hoje. Nele pude aprender não apenas o que é o trabalho colaborativo, mas também sobre ética e comprometimento pessoal. Destaco, neste sentido, que o estágio impactou fortemente a minha formação, uma vez que através dele pude estabelecer relações interpessoais e desenvolver aptidões. Pude aprender, sobretudo, o que significa se constituir enquanto um ser humano funcional, dotado de potencialidades. Este período foi, sem sombra de dúvidas, muito frutífero e feliz na minha trajetória. 

Foi no estágio, por exemplo, que comecei a refletir sobre a profissional que eu queria me tornar.

Muito além das atividades e dos trâmites que a mim foram delegados no setor em que estagiei, procurei observar e absorver as condutas dos que desenvolviam seu trabalho com empenho, respeito e dedicação.

A coordenadora do estágio de nível médio, dona Sônia, e as secretárias do setor de estágio (na época), muito me ensinaram também. As palestras e reuniões mensais me fizeram pensar sobre o esforço e a responsabilidade de gerir uma equipe ainda em formação (nós, os adolescentes, até então estagiários do TRF).

Aproveito esta oportunidade para agradecer à dona Sônia pela força e pelo prumo com que conduziu este programa, sob a responsabilidade de incentivar a formação cidadã e profissional de jovens numa instituição de grande renome. A senhora foi fundamental neste processo, e se tornou uma referência para mim.

Finalizo este relato acreditando que a iniciativa do Tribunal Regional Federal da 5ª Região em captar adolescentes para estagiar foi de suma importância, representando um marco na vida dos estagiários.
Assim como foi fundamental para me preparar e habilitar para um futuro profissional, imagino que o estágio contribuiu também para ampliar a percepção de outros adolescentes sobre dedicação, disciplina, trabalho, empenho, trocas de experiências e vivências, e compartilhamento de ideias e de conhecimentos.

Hoje, após alguns anos estudando as Ciências Sociais, e atualmente cursando doutorado em Sociologia, desejo que programas como o do estágio de nível médio sejam pensados em novos formatos para serem implementados em instituições que privilegiem a formação dos jovens, incentivando-os a valorizarem a educação.
Que possamos, enquanto sociedade e poder público, gerar oportunidades para que a juventude se destaque dentro e fora dos estágios e dos programas sociais oferecidos, abrindo, deste modo, frentes de atuação e perspectivas de futuro.

Que possamos, enquanto sociedade e poder público, gerar oportunidades para que a juventude se destaque dentro e fora dos estágios e dos programas sociais oferecidos, abrindo, deste modo, frentes de atuação e perspectivas de futuro.

Data: 06/09/2021