2011 -2013 – Lotada no Gabinete do Desembargador Paulo Gadelha/Fernando Braga
Escolaridade: Bacharel em Direito
Profissão: Advogada
Área de Atuação: Escritório de Advocacia
Função: Advogada

DEPOIMENTO

Estagiar no TRF5 quando eu ainda tinha entre meus 15/16 anos foi, certamente, uma das melhores coisas que me aconteceram, e sempre lembro de agradecer a Deus por isso.

Sempre fui uma aluna dedicada, com boas notas, e possuía interesse em chegar longe através da dedicação aos estudos. No entanto, por ser de uma família humilde, com mãe solo e sem educação superior, as oportunidades em vista, o futuro a ser alcançado não estavam tão claros assim.

Estagiar no TRF5, no setor que fui lotada, com as pessoas do gabinete e dos demais setores que eu tinha contato, assim como o apoio de D. Sônia e seus feedbacks, me abriram os olhos para um caminho sequer imaginado, o que ampliou sobremaneira os meus horizontes.

Hoje sou advogada, atuo na área de direito público, mas até chegar ao Tribunal e escutar das pessoas ali que eu tinha “jeito pra coisa” – além dos testes vocacionais que ratificaram isso -, me deu esperança e um olhar diferenciado para cursar Direito.

No Tribunal vi o quanto o poder judiciário é importante, e como eu poderia fazer a diferença na vida de tantas pessoas, inclusive das que mais amo no mundo. E assim eu fiz, um ano após sair do Tribunal eu prestei vestibular para Direito – que não era nem de longe minha primeira opção, por medo da falta de “apadrinhamento” -, e cá estou. Formada, atuando na área que escolhi e me esforçando a ser melhor dia após dia.

Sempre digo que não é por acaso o TRF5 é sediado próximo ao Marco Zero, porque é o que ele representa na minha vida. Foi estagiando no Tribunal que eu amadureci, pude ter oportunidade de me tornar responsável, e entender o que de fato gostaria de ser no futuro.

Agradeço imensamente aos envolvidos, especialmente a D. Sônia que lá em Junho/2011 olhou pra aquela menina sorridente, e até um pouco assustada, e além de já ver aonde poderia chegar, me disse isso com todas as palavras.

O apoio que recebi de cada um do Tribunal me ajudou muito a chegar aonde estou, e eu não poderia ser mais grata.
Se eu puder resumir a frase ora respondida, digo o seguinte: “O Tribunal mudou tudo!”

Quando comecei a trabalhar minha mãe estava desempregada, e o valor da bolsa nos ajudou muito até ela conseguir um novo emprego. Após isso, viabilizou o meu pré-vestibular e isoladas, que me ajudaram a conseguir uma bolsa de 100% do PROUNI e a cursar Direito em uma das melhores faculdades particulares do estado.

Além disso, estagiar no Tribunal me fez entender quem eu era, e mais que isso, quem eu poderia me tornar.
Gostei disso, e continuo tentando evoluir dia após dia.

Data: 02/09/2021