2013 – 2015 – Lotado no Gabinete do Desembargador Roberto Machado
Escolaridade: Bacharel em Filosofia. Seminarista cursando Teologia e Pós-Graduação em Direito Canônico
Desde 2016 ingressou no Seminário da Arquediocese de Olinda e Recife para formação seminarista.
Profissão: Estudante
Área de Atuação: Estudante
Função: Estudante

Depoimento

O estágio no TRF5 foi um divisor de águas na minha vida.
Fiz teste para entrar nesta egrégia corte com apenas 15 anos de idade e fui aprovado.

O meu primeiro dia de estágio foi de frio na barriga, mas logo os servidores do gabinete foram se adaptando à realidade.
Quando comecei a trabalhar no gabinete no gabinete o Desembargador era o Dr. Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, que sempre me tratou com muita atenção e humanidade.

Muitos servidores do gabinete foram marcantes no período em que lá estive: Ulisses Ferraz, Hugo Siqueira, Petruska Távora, Jane Cecília, Antonio Brito, dentre outros. Contudo, nestas breves linhas quero deixar minha gratidão à servidora Luciana Medeiros Fernandes, que toda semana me dava um tema para que eu fizesse uma redação e depois corrigia o meus texto; isso era para me ajudar na prova do ENEM.

Nesse hiato, o Dr. Francisco pediu aposentadoria e, depois de um tempo, chegou o Dr. Roberto Machado, que também sempre me tratou com atenção, mas tive pouca convivência com ele, pois o estágio já estava quase no fim.

Sempre digo que o estagio no TRF5 foi o início da minha vida adulta, mesmo ainda sendo um adolescente na idade. Aprendi a ter mais responsabilidade, a ser pontual, a cumprir com dedicação atividades diárias a mim confiadas. Também comecei a ter certa independência financeira com a bolsa mensal que ganhava: comprava as minhas coisas e ajudava com uma quantia em casa. Tudo isso me ensinou a ter responsabilidade em saber usar o dinheiro para adquirir coisas boas e úteis para minha vida.

Agradeço também à supervisora do programa do estágio de nível médio Sonia Paes, que sempre cuidou de todos os jovens com muito carinho, dedicação e firmeza. Também sou grata às estagiárias de Serviço Social, que ajudavam dona Sonia.

Saí do TRF5 em meados de 2015. Em 2016, ingressei no Seminário da Arquediocese de Olinda e Recife, para iniciar a formação rumo ao sacerdócio, pois quero ser padre.
Já sou formado em Filosofia e agora curso Teologia, como também faço pós-graduação em Direito Canônico.

De todas as realizações que tive em minha vida, estagiar no TRF5 foi uma das maiores de todas.

Data: 30/09/2021