2003 – 2005 – Lotado na Oficina
Escolaridade: Faculdade de Serviço Social
Profissão: Assistente Social
Área de Atuação: Assistência Social
Função: Assessor Técnico de Inclusão Produtiva

Depoimento

Estudante de escola pública, morador da periferia da zona norte de Recife e um dos três filhos de dona Josileide, mãe solteira, auxiliar de serviços gerais que comemorou com lágrimas nos olhos quando iniciei, com aproximadamente 16 anos, no contrato de estágio do TRF5 em 2003, no setor da Oficina.

Ansioso, com vergonha e não acreditando que iria trabalhar naquele local, a timidez era minha principal dificuldade no começo. Lembro que a Diretora de estágio, Dona Sônia, nos acolheu se discriminação e desde o começo nos incentivava muito a estudar, aprender e buscar sempre o melhor.

Nas reuniões com aprendizes tínhamos as orientações, e sempre palestras com ensinos que até hoje são importantes na minha vida.

Além disso, tive a oportunidade de trabalhar de aprendiz com profissionais incríveis, no setor da oficina. Pude aprender muito, principalmente na área administrativa, inclusive tive meu primeiro contato com um computador nesse período, coisa que dificilmente teria acesso pelas condições que vivia. Hoje estou digitando esse depoimento num computador e lembrando de como foi importante o acesso a essa tecnologia.

Certa vez numa avaliação, Dona Sonia falou uma coisa que mudou completamente minha perspectiva de vida e minha personalidade até os dias de hoje que foi: “Quando fosse necessário mudar, eu mudasse”. Então mudei, estou sempre mudando e evoluindo.

A experiência do estágio foi tão importante na minha vida que resolvi tomá-la como exemplo.

Tinha um sonho de também poder ajudar outros jovens, foi então que consegui um trabalho na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife, formei-me como Assistente Social, criei um projeto chamado “Aprendiz Recife”, com o objetivo de promover o acesso de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social à aprendizagem profissional, por meio de cotas alternativas.

Hoje tenho muito orgulho do que faço, pois sei a importância que é dar uma oportunidade para jovens.

Mais que um trabalho, estágio ou aprendiz o TRF5 deu a chance de viver e mudar a vida de vários jovens como eu.
Obrigado por tudo! Peço por tudo que for sagrado: não parem com este trabalho!

Data: 10/09/2021