2008 – 2009 – Lotada na Assessoria Especial da Presidência
Escolaridade: Superior em Administração
Profissão: Administradora
Área de Atuação: Sócia em uma empresa no Ramo de Estética Automotiva
Função: Sócia
Depoimento
Se existe a divisão cronológica histórica e ela foi dividida em “Antes de Cristo” e “Depois de Cristo”, eu costumo dizer que a divisão cronológica da minha vida define-se com “Antes do TRF5” e “Depois do TRF5”. Isso porque a experiência obtida no estágio que durou pouco menos de dois anos, foi totalmente decisivo para meus passos seguintes pessoais, e principalmente mudanças nos anseios profissionais.
As experiências vividas lá, me fizeram amadurecer imensamente. Fez a jovem que as únicas preocupações eram lições de casa e filmes/seriados, se tornar uma “pré-adulta”, cheia de sonhos que antes beirava o impossível, se tornar “pré-adulta” extremamente dedicada, responsável, cheia de metas, de objetivos e de planos para um futuro pouco distante.
Meu estágio ocorreu totalmente no setor de assessoria especial da presidência, no gabinete do simpático e bem humorado, Dr. José Baptista. Lá, obtive bastante destaque pelo meu total compromentimento com minhas atividades, apesar da pouca idade. O que muitas pessoas não só no setor onde eu exercia o estágio, como em boa parte do prédio, é que por trás daquele comprometimento todo, tinha claro muito de mim, da educação doméstica (que minha mãe, aliás, me deu de louvo), mas tinha muita da nossa “mentora”, ‘Dona Sonia’!
Dona Sonia era a responsável pelo programa de estágio de nível médio no TRF5. Todos os meses sem falhar, ela reunia todos os estagiários e ali mostrava exemplos de superação, dava treinamento sobre os mais variados e necessários temas para que tornássemos adultos instruídos, informados e diferentes da maior parte dos jovens da nossa faixa etária, vindos de onde viemos.
Durante essa reuniões mensais, além do bônus, existia também o ônus, rs,rs. Era lá onde éramos chamados à atenção sempre que andávamos fora da curva, afinal, não é fácil lidar com dezenas de adolescentes juntos.
O que talvez “Dona Sonia” não saiba, é que aquelas reuniões, aqueles “puxões de orelhas”, foram um divisor de águas para mim. Eu costumo dizer que ela marcou minha vida.
Eu sempre a tive como espelho e cada palavra que ela dizia, não era só a palavra da minha gestora, honestamente, eu nunca vi apenas dessa forma.
Para mim Dona Sonia sempre foi um espelho, um exemplo de vida, o cuidado que ela tinha com cada um, o tato de saber os defeitos e virtudes de cada um, era inigualável. Ela sabia exatamente o que pontuar, e aqueles ensinamentos servem inclusive para situações cotidianas atuais. Talvez, ela não tenha noção, mas para todo mundo que elogia meu profissionalismo, que se admiram com tanto que minha empresa tem crescido, eu digo que minha mestra foi uma pessoa que me instrui dos 16 aos 18 anos e que a base de tudo foi construída ali.
Data: 24/09/21