1998 – 2002 – Lotado na Seção de Reparo de Veículos/Subsecretaria de Apoio Especial
Escolaridade: Licenciatura em Música e Mestrado em Ciência da Computação
Profissão: Servidor Público na Universidade Federal de Pernambuco
Área de Atuação: Educação
Função: Coordenador do Laboratório de Informática Aplicada à Música e como Secretário do Departamento de Música da UFPE

Depoimento

Inicialmente fui lotado no Setor de Malote, sob a direção do Coronel Romero, e em pouco tempo requisitado pela Subsecretaria Geral da Presidência, sob a direção do Coronel Franklin Bezerra Santos. Eu tinha 14 anos. Foi minha primeira “experiência profissional”. Eu era cercado de pessoas de status social elevado.
O TRF5 era um ambiente muito novo para mim, e me despertou bastante admiração pela erudição da Língua e interesse pelo Direito.

Visando me profissionalizar, numa área mais acessível aceitei o convite para ir trabalhar como estagiário na Seção de Reparo de Veículos (Oficina). Na verdade, não sei nem se eu poderia ter rejeitado (risos), pois era apenas um estagiário. Minha expectativa então era fazer um curso profissionalizante de Mecânica de automóveis no Senai, tanto para ajudar financeiramente em casa, quanto para acumular recursos que viessem a subsidiar um preparatório para o vestibular, haja vista a precariedade de recursos financeiros na família. Vislumbrei estudar Direito, e depois Computação.

As palestras promovidas pelo TRF5, seja no âmbito do direito, seja no âmbito social mais voltado para adolescentes foram de grande proveito.

Na Oficina do TRF5, DEUS me deu amizades sinceras que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional. Amigos que marcaram minha vida, com os quais me relaciono até hoje. Ingressei no Conservatório Pernambucano de Música em 1999, e os amigos da seção se juntaram voluntariamente a outros servidores do TRF5 para comprar um saxofone para mim. Foram os mesmos amigos que custearam minha Carteira Nacional de Habilitação.
Estas foram provas mais visíveis, talvez, de que eles se importam comigo, pois esse gesto era puramente altruísta, não lhes traria retorno algum.


As provas mais cabais foram os conselhos e a sensação de pertencimento que eles cravaram em minha vida.

Findo o estágio, em 2002, fui contratado após uns meses por uma empresa terceirizada. Atuei como lavador de carro e atuei na parte burocrática da Oficina. E continuei tentando concursos.

Em 2003, tentei o vestibular para Ciência da Computação, após concluir um curso de Programação no SENAC e um curso técnico profissionalizante de manutenção de computadores, tentei o vestibular para Ciência da Computação na UFPE, mas não fui aprovado.

No ano seguinte, em 2004, ingressei na Licenciatura em Música, na UFPE, e fui aprovado em concurso como Assistente em Administração, cargo que ainda ocupo atualmente.

Concluí os cursos de Especialização em Metodologia do Ensino da Música e Mestrado em Ciência da Computação, com dissertação envolvendo o ensino de Música mediado por redes sociais educativas. Na UFPE, atuei em vários projetos de extensão e como secretário de pós-graduação.

Hoje atuo como Coordenador do Laboratório de Informática Aplicada à Música e como secretário do Departamento de Música da UFPE, e também como professor de música na Orquestra Criança Cidadã, além de atuar como músico e produtor cultural independente. Casei com Rubia Vieira e tenho dois filhos – Vinícius e Leonardo.

Data: 02/09/2021